logo
rss  Vol. IX - Nº 129         Montreal, QC, Canadá - sábado, 04 de Julho de 2020
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContactos arrowÚltima hora arrowClima arrowEndereços úteis
Partilhe com os seus amigos: Facebook

Campanha Eleitoral

Debate dos Chefes

LusoPresse

Harp.jpg
Stephen Harper

A campanha eleitoral vai ser pontuada por vários debates entre os quatro principais líderes dos partidos que concorrem às próximas eleições federais, a 23 de Janeiro próximo.

Os dois primeiros debates terão lugar em Vancouver, na Colômbia Britânica, o primeiro em Francês e o segundo em Inglês.

No momento de fecharmos esta edição está a decorrer o debate em francês. O formato deste debate é bastante diferente da forma usual em que havia uma réplica viva entre os participantes quando se tratava de contestar as opiniões do adversário. Desta feita são os cidadãos que foram seleccionados de acordo com todos os partidos que fazem as perguntas aos candidatos, através de pequenos vídeos de um a dois minutos. Depois, por tiragem à sorte, os candidatos respondem à mesma questão, não havendo portanto possibilidade de resposta.

Este formato foi aceite por todos os partidos porque no passado os debates entre os candidatos eram eficazes para um bom show mas pouco eficazes para que os candidatos se pudessem exprimir claramente, sem serem interrompidos pelos adversários. Pelo que foi dado observar, o formato tem pouco de debate porque cada candidato se contenta de repetir o que tem vindo a dizer desde o início da campanha e não pode ripostar às acusações dos adversários.

Neste primeiro debate, Gilles Duceppe, o único candidato de língua materna francesa, mostrou-se o mais à vontade, não só pela mestria da língua como pelo conhecimento aprofundado dos assuntos submetidos pelos cidadãos. Aliás este debate, como é de calcular, foi especialmente dirigido aos eleitores do Quebeque, onde reside a maioria dos canadianos franceses. O último tema do debate foi o da Unidade Nacional, tema que os Liberais, do primeiro ministro Paul-Martin querem trazer a terreiro para conquistar sobretudo a simpatia do Canadá inglês e ao qual o chefe do Bloc Québécois ripostou que as actuais eleições não são um referendo embora esteja de acordo que votar no Bloc é dar a primazia à soberania do Quebeque.

Política Canadiana
A campanha eleitoral vai ser pontuada por vários debates entre os quatro principais líderes dos partidos que concorrem às próximas eleições federais, a 23 de Janeiro próximo.
Debate dos Chefes.doc
 
yes
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2020