COMUNIDADES PORTUGUESAS
ESCOLA VIRTUAL
www.escolavirtual.pt

A Embaixada de Portugal em Otava apresenta os seus cumprimentos a todos os Órgãos de Comunicação Social e  a todas as Escolas, Associações e Instituições Portuguesas no Canadá e tem o prazer de confirmar que  Escola Virtual – Comunidades Portuguesas  está on-line, a partir  de hoje  dia 24 de Outubro, no endereço www.escolavirtual.pt.

ESCOLA VIRTUAL - COMUNIDADES PORTUGUESAS  - O  Gabinete do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, em conjunto com o Ministério da Educação, a Caixa Geral de Depósitos, a Porto Editora, as Universidades Lusíada e Aberta e a Rádio Televisão Portuguesa desenvolveu um projecto inovador, que visa proporcionar aos jovens o acesso a recursos de auto-aprendizagem através da Internet e cujo objectivo central é a promoção da língua e cultura portuguesas no Mundo.

O que é?

A Escola Virtual – Comunidades Portuguesas é uma plataforma de ensino à distância que pretende promover a língua e cultura portuguesas no mundo. Cada disciplina de português, disponível na Escola Virtual, está estruturada em aulas interactivas, nas quais animações, imagens e locuções explicam os conteúdos e conceitos fundamentais, facilitando a sua assimilação. Em cada aula, diversos tipos de exercícios, todos com soluções e avaliação imediata, permitem ao utilizador consolidar os conhecimentos adquiridos.

Como aceder:

Para usufruir da Escola Virtual, os portugueses residentes no estrangeiro deverão possuir um Vale de Compra, fornecido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas ou pela Caixa Geral de Depósitos.  Para efectuar a sua inscrição, basta aceder ao site www.escolavirtual.pt e preencher o formulário de registo disponível a partir do link “Inscrições”, que se encontra no canto superior direito da página principal do site. Cada vale de compra é válido para a aquisição de uma das disciplinas disponibilizadas pelo serviço.

Avaliação e Certificação dos conhecimentos

Os alunos que queiram certificar a sua aprendizagem podem inscrever-se para um exame presencial.

Este exame, da responsabilidade das Universidades Lusíada e Aberta, é realizado na Embaixada ou Consulado Português mais próximo da residência do aluno.

Em caso de aprovação, estas Universidades entregarão ao aluno o certificado comprovativo do nível obtido, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas, aprovado pelo Conselho da Europa.

A inscrição no exame é feita através do preenchimento de um formulário de autoproposta, disponível no site www.escolavirtual.pt

Por forma a que todos os interessados possam aceder imediatamente a esta plataforma de ensino à distância, a Secção Consular desta Embaixada e os Consulados-Gerais de Portugal em Toronto, Montreal e Vancouver terão, a partir do dia 24 de Outubro 2005, os códigos de acesso para venda aos interessados, mediante o pagamento de CAD $ 31.1. Os cartões poderão ser levantados pelos utilizadores em momento posterior.

INFO: Embaixada de Portugal em Otava
645 Island Park Drive, Ottawa, On, Canada K1Y 0B8
Tel: 613-729 0883   FAX: 613-729 4236

E-mail: gomes.da.silva@embportugal-ottawa.org