Desporto
«Benfica do Norte» distancia-se
LusoPresse

Já estava em primeiro lugar na última jornada. Agora aumentou o seu avanço, mercê da sua vitória perante o Os Belenenses (2-0), primeiro, e dos empates do Porto e do Benfica, respectivamente diante do Setúbal (0-0) e do Naval 1 de Maio (1-1), depois. Falamos, naturalmente, do Sporting de Braga, da cidade do mesmo nome e capital do Minho.

A continuar assim, o Sporting de Braga, que já na última época fez «cócegas» aos maiores, chegando-se a pensar a dado momento que poderia chegar ao título, começa a demonstrar que tem potencial para sonhar com o título de campeão nacional, que é uma prova só ganha até agora, como se sabe, por cinco equipas, Benfica, Sporting, Porto, Belenenses e Boavista.

No jogo de segunda-feira, no seu estádio, o Braga acabou por vencer facilmente os azuis do Restelo, que estrearam no banco um novo técnico, o competente José Couceiro. Foram 2-0 mas podiam ter sido mais dada a fragilidade do adversário, que com esta derrota caiu para os últimos lugares.

Quem também esteve mal, apesar de ter também mudado de treinador, foi o Sporting, que voltou a perder dois pontos, sobretudo depois de ter estado a ganhar, ao intervalo, por 2-0.

É caso para dizer que a nona jornada só não foi aziaga para os bracarenses, que venceram, ao contrário dos seus principais adversários, que apenas empataram.

Entretanto, na frente, outra equipa que esteve bem foi o Nacional, que venceu fora o Estrela da Amadora (2-0), não querendo por isso perder o comboio dos primeiros lugares. Ao invés, o Vitória de Guimarães, a outra equipa do Minho, voltou a perder em casa, e logo com uma equipa que luta para não descer, o Paços de Ferreira. Com mais este desaire, Jaime Pacheco deve já estar a fazer contas à vida... Será ele o próximo técnico a sair «borda fora»?

Quanto à 10 jornada, a disputar no próximo fim-de-semana, apresenta mais ou menos jogos fáceis para os grandes. Apenas o Braga, que vai à Madeira, para defrontar o sempre difícil Marítimo, não tem tarefa simples. Se ganhar o jogo... o Braga dará um sinal forte do seu potencial.