Restaurante Solmar
33 Festival do Outono... em Portugal!
Reportagem de Ludmila Aguiar

Situado na parte mais turística do Velho Montreal, o Restaurante Solmar é uma instituição familiar da Comunidade Portuguesa do Quebeque e que existe há 33 anos. A decoração típica e o estilo barroco transportam-nos, realmente, para outros tempos.

A casa Solmar é conhecida por muitos montrealenses e turistas de muitas procedências... Único restaurante português no Velho Montreal, o Solmar, dizem, «é uma experiência a repetir». Todos os clientes são acolhidos pelo seu proprietário, o Senhor David Dias, que logo faz com que o convidado se sinta à vontade. «Faça como se estivesse em sua própria casa!», diz.

A ementa apresenta uma boa variedade de pratos tipicamente portugueses. A sua lista de vinhos é vasta e regista uma boa selecção. Os Portos são bons e raros. E não podemos esquecer o serviço de flambé. O Restaurante Solmar deve ser um dos poucos restaurantes que faz a preparação de flambé, e outros pratos, directamente à mesa.

Passámos uma noite agradável em companhia de vários convidados, casos de Francine Grimaldi e Frank Cavallaro, isto ao som das músicas e melodias da Lúcia Bello (fadista), de José Medeiros (guitarra) e Carlos Ferreira (piano).

Este trio sobe ao palco do Restaurante Solmar todos os fins-de-semana. Trata-se de um clássico do Solmar. Ah! Não se esqueçam de pedir a «melhor sobremesa de Montreal», a especialidade do Senhor David Dias.

Foi assim que assistimos à sessão de abertura do 33 Festival do Outono... em Portugal do Solmar, o mais antigo restaurante da Comunidade Portuguesa do Quebeque.

Aberto todos os dias das 15h00 à meia-noite, o Solmar está situado no 111, rue St-Paul. Para reservas, pode contactar o número de telefone (514) 861-4562.

E bom proveito!