Em Lagoa
HOMENAGEM AO XERIFE THOMAS HODGSON
Por Cristina Calisto

No passado dia 8 de Outubro, a Câmara Municipal de Lagoa homenageou o Sheriff Thomas Hodgson, que integra a Comitiva de Rehoboth que se encontra de visita à Lagoa, atribuindo-lhe a Medalha de Mérito Municipal, num gesto de reconhecimento e amizade pela colaboração que tem prestado a todas as actividades desenvolvidas pela Lagoa junto da sua comunidade emigrada nos EUA.

Esta cerimónia contou com a presença do Presidente do Governo Regional dos Açores, Carlos César, amigo pessoal de Thomas Hodgson e que fez questão de comparecer nesta homenagem, bem como, o Secretário Adjunto da Presidência, Vasco Cordeiro, e o Secretário Regional da Economia, Duarte Ponte.

A proposta de atribuição da Medalha de Mérito Municipal, foi apresentada pelo Vice-Presidente da Câmara de Lagoa, Roberto Medeiros, e aprovada em reunião de 29 de Setembro, cumprindo o estabelecido no artigo 10 da Secção III do Regulamento das Distinções Honoríficas das Medalhas Municipais.

De entre as várias razões apresentadas, o Xerife Thomas Hodgson distingue-se pela colaboração prestada nas actividades culturais e educativas que a Lagoa realiza na Nova Inglaterra, pelo patrocínio que concede às instituições e escolas da Lagoa sempre que realizam intercâmbios, permitindo-lhes participar em eventos culturais de reconhecida importância, pela defesa das causas sociais, muito em especial, no que concerne ao repatriamento, uma vez que, tem permitido o contacto destes com autarcas e pessoas ligadas ao Concelho de Lagoa, de forma a proporcionar uma melhor integração social aquando do seu repatriamento e, ainda, pela sua ligação às nossas tradições culturais, etnográficas e religiosas, traduzidas na sua integração nas procissões de Nossa Sra. dos Anjos, em Água de Pau, e Nossa Sra. do Rosário, na Vila de Lagoa.

O convívio e amizade proporcionados aos elementos do Grupo Som do Vento e Estrelas de Fogo, nas suas últimas deslocações, realizadas no mês de Agosto, foi outra das razões que esteve na origem da atribuição desta medalha, pois Thomas Hodgson foi incansável, apoiando toda a logística da deslocação e patrocinando um programa cultural de grande nível.