www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 118 - Montreal, 1 de Junho de 2005

 
   
     
Festas do Senhor Santo Cristo  
Temperatura não ajudou  
Reportagem de Norberto Aguiar  

Sempre com muito entusiasmo por parte dos católicos portugueses de Montreal e arredores teve lugar mais uma festa do Senhor Santo Cristo dos Milagres. As celebrações desenrolaram-se nos dias 19, 20, 21, 22 e 23 de Maio na Missão Santa Cruz. Com temperatura adversa, as festividades exteriores ficaram condicionadas, mormente pela presença de menos gente do que é habitual. Também o cortejo, sempre muito seguido pelos fiéis, acabou por ser encurtado, pois o vento e as ameaças de chuva eram por demais evidentes.

O programa das festas começou na quinta-feira, com cerimónias religiosas, presididas pelo padre Marco Faria, que veio dos Açores expressamente para tomar parte nas festas do Santo Cristo 2005. Prosseguiu na sexta-feira, igualmente com cerimónias eclesiásticas e no sábado, com a saída da Imagem pelo parque de Santa Cruz, recolhendo-se depois para o interior da igreja, onde ficou à mercê dos fiéis. Acompanhou-a a filarmónica de Nossa Senhora dos Milagres.

No domingo, «dia supremo» das festas, houve lugar o cortejo, encurtado como já dissemos, acompanhado pelas bandas da nossa comunidade (Portuguesa de Montreal, Divino Espírito Santo e Nossa Senhora dos Milagres), grupos e associações, para além doutras pessoas em representação de vários organismos. Curiosamente, este ano, que é ano de eleições municipais – e federais, quem sabe? – apenas marcou presença política no cortejo a simpática ministra da Imigração e das Comunidades Culturais, Lise Thériault. Esteve sozinha, é verdade, mas valeu por uma mão-cheia, ao distribuir simpatia por todos aqueles e aquelas que a ela se dirigiram. Em conversa com a sua jovem e prestável assessora de origem portuguesa, Anabela Monteiro, que a acompanhou na ocasião, soubemos que a ministra gostou muito da sua passagem pela comunidade. É caso para dizer que a ministra gostará certamente de repetir a experiência.

O resto das festividades foi preenchido com arraiais nos três dias (sábado, domingo e segunda-feira) pelas respectivas bandas e por grupos musicais. Ana Patrícia e Steve Vieira também deram o seu contributo.


 
 

Voltar ao topo da página
Página principal