logo
rss  Vol. VII - Nº 117         Montreal, QC, Canadá - quinta-feira, 22 de Agosto de 2019
arrowFicha Técnica arrowEstatutos arrowPesquisar arrowContacto arrowÚltima hora arrowClima
Primeira Página
Current Edição
Destaque
MeaghanBenfeito

A disputar em Julho, em Montreal

Meaghan Benfeito no Mundial?

Com uma participação na Coupe Canada aquém do que era esperado, mesmo se a competição era de forte calibre, Meaghan Benfeito tem quase certa a sua participação no Campeonato do Mundo de Natação, a disputar nas piscinas de Sainte Hélène, novinhas em folha, em Julho próximo.

Desporto
EstadioSaputo

A partir de 2006

Impacto com novo estádio

A direcção do Impacto de Montreal acaba de anunciar que vai construir um estádio de 13 500 lugares – com possibilidades de chegar aos 17 000 – inteiramente dedicado ao futebol, uma modalidade cada vez mais em desenvolvimento no Quebeque.

Comunidade
EspsantoSantac1

Ilda do Espírito Santo Cabral

Atinge novo ciclo de vida

A festa de aniversário de Ilda do Espírito Santo Cabral teve lugar nas instalações do restaurante luso-quebequense Tasca. E o evento realizou-se no passado dia 3 de Abril, num encontro alargado a muitos familiares, alguns vindos dos Estados Unidos, e amigos.

Espetáculos
Sara1

Na Casa da Cultura Mercier

Sara Franco aclamada

Quarta-feira, dia 11 de Maio, pelas 19 horas, a cantora de origem portuguesa Sara Franco participou num espectáculo de fim de ano das escolas primária e secundária Baril (bairro de Hochelaga-Maisonneuve) e Joseph-François-Perreault (bairro Saint-Michel) e que teve lugar no anfiteatro da Casa da Cultura Mercier, situada no 8105 da rua Hochelaga, em Montreal Este.

Comentário

A Eleição de Bento XVI e a Outra Igreja!

As reacções e as críticas dentro da própria «igreja» dos cristãos foram muitas, e acerbas, na denúncia quanto à escolha do novo Papa.
Ler artigo
Editorial

Editorial

Políticos sem envergadura

Mais que não fosse, o inquérito da Comissão Gomery tem vindo a provar que este país tem realmente falta de homens políticos de envergadura. E isto, tanto no que diz respeito aos indivíduos postos directamente em causa pela dita comissão, como pelos actuais dirigentes em exercício.
Ler artigo
Comunidade

No Clube Portugal de Montreal

Fado de primeira linha

Foi no dia 16 de Abril passado que o Clube Portugal de Montreal promoveu uma excelente noite de fados com a presença de alguns fadistas comunitários e uma grande artista portuguesa, laureada de vários prémios nacionais, de nome Liana.
Ler artigo
Espetáculos

FESTIVAL MIMA

Fernando Gama 17 MAIO 2005 - 20:30h Guitarrista, membro do grupo brasileiro Boca Livre, apresentará seu show acompanhado do pianista brasileiro Marcos Ariel, do percussionista André Martin e do saxofonista Jean Pierre Zanella.
Ler artigo
Comunicado

Maison Monbourquette

Precisa de voluntários

A Maison Monbourquette está à procura de voluntários para trabalhar na criação da sua nova linha telefónica «depois duma morte». Esta casa procura pessoas sérias desejosas em ajudar pessoas enlutadas. Há ainda neste momento alguns lugares vagos para formação, que é gratuita, a ministrar a todos os voluntários.
Ler artigo
Literatura

ESCRITORES DA LUSOFONIA

MIA COUTO

Mia Couto, de seu verdadeiro nome António Emílio Leite Couto, é um dos mais conhecidos, se não o mais conhecido dos escritores moçambicanos. O nome literário foi-lhe dado pelo irmão mais novo incapaz de pronunciar «Emílio».
Ler artigo
Fado

No Restaurante Cantinho

O Fado continua «Maître»

Há semanas que não íamos ao Cantinho por força do muito trabalho que temos tido ultimamente, para mais com uma filha para casar. Mas sexta-feira, depois de assistirmos a um concerto de piano, oferta do novo cônsul-geral do Brasil, em Montreal, decidimos passar pelo Cantinho, questão de ver como se porta o fado neste popular restaurante que também tem optado por meter a sua colherada na cultura portuguesa em Montreal.
Ler artigo
Brasil

Noite de Gala da Comunidade Brasileira

No dia 13 de Maio passado, o Consulado Brasileiro patrocinou um evento cultural na Capela Histórica do Bom Pastor, na rua Sherbrooke em Montreal, onde a pianista argentina Alma Petchersky apresentou um recital com obras do compositor brasileiro Villa Lobos.
Ler artigo
Literatura

O Código Da Vinci

Uma polémica nasceu...

Acabei de ler a obra de Dan Brown intitulada O Código Da Vinci. Um thriller que captou milhões de leitores através do mundo com 7,35 milhões de exemplares em circulação até agora.
Ler artigo
Olho Comunitário

Olho Comunitário

Para o novo Cônsul-Geral do Brasil pela magnífica noite que proporcionou sexta-feira a muitos elementos da Comunidade Brasileira de Montreal, e outros amigos, ao organizar um concerto de piano dedicado ao compositor Heitor Villa-Lobos (nasceu em 1887 e faleceu em 1959).
Ler artigo
Desporto

Por via dos jogos de futebol

Clubes e Associações Portugueses em Tribunal?

LusoPresse – O LusoPresse tomou conhecimento que um grupo de clubes e associações portugueses da Comunidade da Grande Cidade de Montreal foi intimado a comparecer em tribunal, por via de recorrer às transmissões dos jogos de futebol de maneira pirata.
Ler artigo
Crónica

Crónica da ILHA DOS AMORES

OS PORTUGUESES NA ESTRADA

Carro meu, carro meu, diz-me quem conduz melhor do que eu?
Ler artigo
Comunidade

Rancho «Nove Maravilhas»

Comemorado 1° aniversário

A direcção do mais novo rancho folclórico da Comunidade, o «Nove Maravilhas», da cidade nortista de Sainte-Thérèse, promoveu no passado dia 23 de Abril, num dos salões de festas da Câmara Municipal local, a festa comemorativa do seu primeiro aniversário.
Ler artigo
Desporto

SPORTING PERDE CAMPEONATO

RICARDO «OFERECE» VITÓRIA (1-0) AO BENFICA

Que me desculpem os benfiquistas pelo teor dos comentários que a seguir vou expandir sobre o jogo terminado há minutos, na Luz, com vitória do Benfica por 1 a 0, resultado que ditou o fim dos leões poderem chegar ao título e reforçou a fé dos encarnados na conquista da designada Superliga 2004/2005, conquista que não saboreiam vai para 11 anos.
Ler artigo
Comunidade

SPORTING/CSKA NA FINAL DA TAÇA UEFA

UMA MONTANHA RUSSA PARA ESCALAR

O Sporting, que desde o início da Taça UEFA assumiu o desejo e desafio de estar na final, não só mas também porque esta se vai disputar no seu estádio, o Alvalade XXI, está a horas de poder inscrever o seu nome como vencedor no historial desta competição europeia de clubes.
Ler artigo
Comunidade

Vinte seis anos depois

Espírito Santo continua vivo em Santa Cruz

Foi há 26 anos que um grupo de gente ligada às coisas da Igreja decidiu levar por diante a promoção das Festas do Divino Espírito Santo em Montreal, uma tradição açoriana, de onde eram (são) oriundos os promotores da festa de então. Daí para cá é o que se tem visto: 26 anos de dedicação ao Divino Espírito Santo, versão Quebeque, com os Impérios a merecerem a atenção de grande parte da Comunidade. E a prova está à vista, não só em Montreal como em Hochelaga, império já realizado na passada semana, Laval, Anjou, Sainte-Thérèse, Blanville, e mais longe, em Gatineau...
Ler artigo
O tempo no resto do mundo

Arquivos

Acordo Ortográfico

O que é o novo acordo?

O LusoPresse decidiu adotar o novo acordo ortográfico da língua portuguesa.

Todavia, estamos em fase de transição e durante algum tempo, utilizaremos as duas formas ortográficas, a antiga e a nova.   Contamos com a compreensão dos nossos leitores.

Carlos de Jesus
Diretor

 
LusoPresse - 2019