www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 116 - Montreal, 1 de Maio de 2005

 
   
     
Dia de Portugal 2005:  
Tem Comissão e tem Programa  
LusoPresse  

Depois de alguns anos de «tempo de espera», motivado por alguns desencontros entre pessoas e grupos da Comunidade, o Dia 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas vai ser comemorado este ano. Para isso foi formada uma Comissão Organizadora, composta por pessoas representativas de nove organismos comunitários, a saber: Associação Portuguesa do Canadá, Carrefour des Jeunes Lusophones, Casa dos Açores, Clube Oriental, Clube Portugal de Montreal, Missão Santa Cruz, Jovens em Acção, Sport Montreal e Benfica e Casa do Ribatejo.

A Comissão, que é liderada pelo representante do Benfica, Luís Pereira, nasceu de convites feitos a partir do Consulado, tendo respondido à chamada apenas aqueles nove organismos. Formada com algumas dificuldades, a Comissão do 10 de Junho tratou de organizar um programa de acordo com os meios disponíveis, mesmo considerando que no decorrer do processo nem tudo correu como se esperava, o que não será novidade para ninguém, pois reuniões deste cariz produzem necessariamente ideias e visões diferentes, o que só traz clareza às propostas e ideias apresentadas. Mas como temos a mania das unanimidades...

Programada para decorrer durante uma semana, as comemorações do Dia 10 de Junho contam com um programa que inclui exposições, conferências, desporto e cinema. O local escolhido para o desenrolar das festividades do Dia Nacional, é o Centro Santa Cruz, por ser central e situado num lugar de passagem de muitos «estrangeiros», os quais são visados pela Comissão. O Festival de Filmes previsto será apresentado na Cinemateca Quebequense, rue Maisonneuve.

Sem grandes meios financeiros para levar o «barco a bom porto», cada organismo participante decidiu investir 250 dólares na Comissão, na esperança de que, depois, haja verba para recuperar o investimento.

O dia 8 de Junho será o dia de abertura das comemorações, no Salão Nobre do Centro Comunitário Santa Cruz, onde estarão expostas peças de arte e de artesanato, assim como actuarão artistas comunitários.

E haverá «Membros Honorários», certamente honorários da Comissão... Pelo respeito que nos merecem algumas das pessoas alvitradas, preferimos omitir os seus nomes.

Nos próximos números contamos ir dando novidades sobre esta promoção.


 
 

Voltar ao topo da página
Página principal