www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 116 - Montreal, 1 de Maio de 2005

 
   
     
Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal  
Assembleia com «bons resultados»  
Reportagem de Fernando Pires  

Teve lugar na Associação Portuguesa do Canadá, em 23-04-2005 a trigésima- sexta Assembleia-Geral da Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal. Presidiu esta assembleia o presidente Emanuel Linhares.

Fizeram parte da Mesa da Assembleia as seguintes pessoas: Sra. Clementina Santos, Sra. Jacinta Amâncio, directora-geral, o Sr. Eduardo Dias, secretário, assistente administrativa Sra. Adriana Simões. Tomando a palavra o presidente deu as boas-vindas aos membros. Mais de cem membros estiveram presentes nesta assembleia.

Foi também prestado um minuto de silêncio aos membros falecidos ou ausentes. O Sr. Emanuel Linhares falou depois do empenho dos membros no desenvolvimento da Caixa, mencionando os membros regulares que têm poder de voto, e insistindo na contribuição de todos os membros para o bom funcionamento da Caixa.

Seguiu-se depois a leitura da acta da última Assembleia pelo Sr. Eduardo Dias. A seguir o presidente retomou a palavra, falando do ano financeiro, mencionando os bons resultados da Caixa, pondo ênfase no crescimento e solidez da mesma. Segundo ele os resultados enquadram-nos nos objectivos dos depósitos e empréstimos, dispondo de recursos humanos altamente qualificados.

A (presidenta) Sra. Clementina Santos, do Conselho de Deontologia, leu a seguir o Relatório de Verificação, salientando a confiança manifestada pelos membros.

Coube depois à directora-geral Sra. Jacinta Amâncio insistir na mobilização dos jovens para a participação e integração nas actividades da Caixa apoiando-os no seu desenvolvimento pessoal e sociocultural.

Jacinta Amâncio sublinhou também o envelhecimento dos membros, que «o quase término da imigração portuguesa no Canadá colocam sérios desafios à sobrevivência da nossa instituição».

Sobre o Relatório Financeiro, o presidente da Caixa saiu do seu pedestal e fez um resumo de leitura pedagógica, na evolução dos lucros antes de tributação.

Finalmente a Assembleia terminou com a utilização dos fundos de ajuda ao desenvolvimento do meio! (se me permitem um reparo no fim desta frase deve ler-se Meio Comunitário).

No que diz respeito aos 10% que cabem à comunidade, foram distribuídos 28.000 dólares aos organismos comunitários e bolsas de estudo a estudantes pós-secundário e universitário. Houve depois um intervalo de 10 minutos, e passou-se depois à eleição de três membros para o Conselho de Administração, mais um membro para o Conselho de Verificação e de Deontologia.

Foram eleitos para o Conselho de Administração os Srs. Francisco Valdez, Manuel Puga, Rosana Pires Gonçalves; a vaga do Conselho de Deontologia foi preenchida pelo Sr. Luís Soares depois de contados os votos dos cinco candidatos a este posto. No final foi pedido o encerramento da Assembleia pelo presidente, e proposto pelo Sr. Manuel Moura apoiando-o o Sr. Raul Mesquita.


 
 

Voltar ao topo da página
Página principal