www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 114 - Montreal, 1 de Abril de 2005

 
   
     
TRAJECTOS DE PORTUGAL  
PORTUGAL, 4 - CANADÁ, 1  
Por Vítor Carvalho  

A Selecção Portuguesa de Futebol venceu, sábado passado, a Selecção do Canadá, por 4-1, com golos de Manuel Fernandes (7 m), Pauleta (11 m), Hélder Postiga (81 m) e Nuno Gomes (91 m), por Portugal, e Kevin McKenna (84 m) pelos canadianos.

Este jogo amigável, (que serviu de preparação para o encontro de quarta-feira, dia 30, em Bratislava, com a Eslováquia, este referente à fase de apuramento para o Campeonato do Mundo de Futebol de 2006, a disputar na Alemanha), teve lugar no novo e bonito Estádio Cidade de Barcelos, que encheu as bancadas (12.504 lugares sentados e cobertos) de um público entusiasta e manifestamente em empatia com a nossa selecção, a despeito desta não ter realizado um grande desempenho individual e colectivo.

No entanto, mesmo tendo ficado aquém de uma grande exibição, tem de dizer-se que Portugal teve um agradável desempenho nos primeiros e últimos quinze do jogo, períodos em os jogadores se aplicaram com mais rigor e determinação e marcaram os golos (dois em cada um dos períodos).

Por sua vez, o Canadá, sem ter apresentado com grandes atributos técnicos e tácticos, porventura consequência da dificuldade de trabalho de preparação em grupo, face à enorme dispersão dos seus jogadores em clubes que disputam os mais diversos campeonatos da Europa, não deixou de exibir alguma qualidade na circulação de bola, construir alguns bons lances de ataque a justificarem, aliás, o golo marcado.

Quanto a destaques individuais, nenhum dos 32 jogadores (titulares e suplentes) fez exibição de luxo. Ainda assim, e porque nestas coisas há sempre diferenças entre este ou aquele, porque corre mais, dribla melhor, remata ou defende com mais qualidade, ocupa melhor os espaços, exibe melhores dotes técnicos, Deco, Manuel Fernandes, Hugo Viana e Jorge Andrade estiveram em plano mais elevado, enquanto nos canadianos De Guzman mostrou ser o seu melhor jogador e patrão da equipa, bem secundado por um irrequieto De Rosário.

Historial Portugal com Canadá Antes do jogo de Barcelos, o historial entre as selecções de Portugal e Canadá regista um único jogo, de que lhe damos as seguintes referências: Data: 26 de Janeiro de 1995 Resultado: 1-1 * Marcador: Folha Local: Skydome, Toronto; Competição: Taça Skydome; ** Treinador: António Oliveira.

* No desempate, através da marcação de pontapés da marca de grande penalidade, venceu Portugal ** Portugal conquistou a Taça Skydome, ao venceu a Dinamarca na final, por 1-0, com golo de Paulo Alves.

 
 

Voltar ao topo da página
Página principal