www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 114 - Montreal, 1 de Abril de 2005

 
   
     
No Centre sportif Bois-de-Boulogne  
Federação de Futebol do Quebeque
«cria raízes»
 
Por Norberto Aguiar  

Durante anos com sede nas instalações do Complexo Olímpico de Montreal, a Federação de Futebol do Quebeque acaba de se mudar para a cidade de Laval, onde ocupa agora as instalações do novo complexo desportivo de Laval, o Centre sportif Bois-de-Bologne, situado no 955, avenue Bois-de-Bologne.

Com um custo avaliado em 16,4 milhões de dólares, o Centre sportif Bois-de-Bologne compreende três terrenos interiores com vestiários, restaurante, ginásio, dois terrenos sintéticos exteriores e dois terrenos de piso natural (erva) de qualidade profissional, já para não falar nos seis campos da École Compétence 2000, situados na mesma área de acção, por isso, fazendo parte do mesmo complexo desportivo.

Por tudo o que fica dito acima, e para além de outras considerações e necessidades, a Federação de Futebol do Quebeque decidiu assim aderir ao projecto lavalense, transferindo todas as suas actividades administrativas para o novo Centre sportif Bois-de-Bologne, aberto ao público desde o dia 17 de Novembro de 2004.

Para marcar a transferência de serviços e registar esta primeira «aliança» desportiva PPP - Partenariado Público Privado, pois este projecto contou com o apoio dos governos do Quebeque, do Canadá, da Câmara Municipal, da própria Federação, e da Associação de Futebol local (Laval), foi levada a efeito uma festa de inauguração dos novos escritórios, ficando para mais tarde, fala-se em fins de Abril princípios de Maio, a inauguração global do Centro.

O evento teve lugar na sexta-feira, dia 11 de Março passado e contou com a presença de altas personalidades desportivas, dirigentes de vários clubes e associações da província, gente do Impacto, desde jogadores ao presidente Joey Saputo, alguns (vimos poucos) órgãos da Comunicação Social desportiva e comunitária, para além de outros desportistas. Na ocasião, usaram da palavra, principalmente, Brigitte Frot e o Dr. Dominique Maestracci, respectivamente directora-geral e presidente da Federação. Ambos mostraram regozijo pelo grande empreendimento, talvez «o melhor do Canadá», e convidaram os presentes para não regatearem esforços na promoção e valorização do nosso desporto favorito, o Futebol.

Laval recebe Mundial Sub-19?

Como todos já sabem, o Canadá vai receber o Campeonato do Mundo de Futebol Sub-19 de 2007. E várias cidades estão na corrida à sua organização, uma delas é precisamente Laval. Contudo, não será fácil receber uma das séries de seis equipas, pois muitas cidades são candidatas ao torneio, desde Toronto a Vancouver, de Otava a Edmonton... Com este complexo e com a Federação no seu interior, não é de desprezar a candidatura de Laval, isto se o Quebeque for contemplado com a vinda de um dos grupos, o que também ainda não está garantido.

Recorde-se que, em 1987, foi Montreal a cidade escolhida para organizar uma das séries do Campeonato do Mundo, mas então dos jovens SUB- 17.

 
 

Voltar ao topo da página
Página principal