www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 113 - Montreal, 15 de Março de 2005

 
   
     
Para ficar?

 
Benfica no topo!  
Por Norberto Aguiar  

À vigésima quinta jornada, o Benfica está na frente do Campeonato de Futebol da Superliga, com três pontos a maior, depois de vencer, sábado passado, o Gil Vicente, na Luz, por 2-0. Além disso, os encarnados beneficiaram das derrotas do Porto, primeiro, e do Sporting, depois, numa jornada rica de proveito para o Benfica.

Com efeito, por mais que esperássemos mais uma escorregadela de «verdes» e «azuis» nesta corrida louca ao título de 2004/2005, nunca pensámos que ela surgisse logo nesta vigésima quinta jornada, pois os principais adversários do Benfica actuavam em casa, ainda por cima diante de equipas consideradas ao alcance de ambos. Afinal, o que foi que se viu? Viu-se duas equipas destroçadas pelos acontecimentos, ao serem derrotadas pelos seus opositores. O Porto, actual campeão europeu e intercontinental foi goleado, por 4-0, pelos «nacionalistas» da Madeira e o Sporting acabou vergado aos «pés» do quase condenado Penafiel, perdendo por um folgado 2-0.

Como vêem, o Benfica teve um fim-de-semana de sonho, que deu para fazer o essencial, diante dos nortenhos da cidade de Barcelos, e depois receber, em «bandeja de prata», as prendas dos seus mais directos rivais, isto quando faltam apenas nove jornadas para o fim da competição.

E como não há duas sem três, eis que o Benfica pode ainda beneficiar do que vier a acontecer no embate da próxima segunda-feira, em Alvalade, onde se defrontam precisamente «leões» e «dragões». Neste caso, qualquer resultado verificado serve ao Benfica que, caso ganhe em Setúbal - o que não é assim tão evidente - poderá aumentar o seu pecúlio para os seus categorizados adversários.

Não há dúvida que o próximo jogo Sporting/Porto pode começar a definir muita coisa. Por exemplo, se o Sporting perder é quase certo que o título de campeão desta época lhe estará praticamente vedado, pois Benfica e Porto ficarão com boa vantagem. E como para o Sporting se chegar à frente é preciso que os dois rivais percam pontos ao mesmo tempo... Ao contrário, isto é, se os «verdes» ganharem a contenda de segunda-feira, será o Porto que ficará em maus lençóis, principalmente se o Benfica ganhar no Sado. A ser assim, será o Benfica a dar um passo de gigante na opção Campeonato, uma prova que já não ganha há 11 anos! Mas há outras equações a fazer a propósito dos resultados destas três equipas no decorrer da vigésima sexta jornada, que pode ainda baralhar os dados atrás citados. E há outros candidatos à espreita, como sejam o Braga e o Boavista, que distam apenas do segundo lugar - ocupado pelo Porto - um ponto! Por isso, a não ganharem os três «grandes» nesta jornada e o Braga e Boavista a vencerem os seus adversários, respectivamente Rio Ave e Penafiel, em casa destes, o que não deixa de ser complicado, serão eles a darem um grande pulo em frente, só não podendo chegar à liderança porque o Benfica, neste momento, tem quatro pontos de avanço.

Mas deixemo-nos de considerações tipo «bola de cristal» e passemos ao concreto, que são os resultados completos verificados no decorrer da última jornada, a 25ª, como já dissemos.

Porto - Nacional, 0-4
Benfica - Gil Vicente, 2-0
Guimarães - Setúbal, 3-1
Braga - Marítimo, 1-1
Académica - Rio Ave, 0-0
Moreirense - União de Leiria, 0-0
Beira-Mar - Estoril, 2-1
Boavista - Belenenses, 2-0
Sporting - Penafiel, 0-2

Divisão de Honra

Paços a um passo da subida!

Na Segunda Divisão, quando faltam também nove jogos para o fim do campeonato, as posições na tabela classificativa, principalmente as relativas à subida, começam a definir-se. Paços de Ferreira e Estrela da Amadora, por sinal duas formações que desceram no ano passado, estão praticamente na Primeira Divisão, como ainda gosto de lha chamar. Mais complicado está a ser a definição de quem ocupará o terceiro lugar, o último de acesso aquela divisão. Pelo que temos visto, a Naval 1° de Maio parece ser a equipa que reúne mais hipóteses. Se assim for é um prémio merecido para os homens da Figueira da Foz, que nos últimos anos têm ficado de fora por «pinotes».

Difícil está também a ser a luta pela fuga aos lugares da descida para a Segunda Divisão «B», onde se constata, domingo a domingo, um frequente sobe e desce de «arrancar» o coração, principalmente o meu, tudo por causa do...Santa Clara.

Mas eu tenho esperanças que os «vermelhos» de Ponta Delgada têm arcaboiço para ganhar a batalha de não descer de divisão, o que seria muito mau para o clube, para os Açores e para alguns dos bons jogadores que lá estão.
Vamos ter fé.

Operário na Honra?

Quem parece querer dar-me uma grande alegria é o Clube Operário Desportivo, o clube do meu concelho - Lagoa - para quem joguei até vir para este país.

Actualmente na terceira posição da Zona Sul da Segunda Divisão «B», atrás do histórico Barreirense e do surpreendente Pinhalnovense do treinador Paço Fortes, o Operário, que tem um jogo em atraso, em casa, precisamente contra o Barreirense, pode muito bem aspirar ao primeiro posto desta zona no fim da época e subir de escalão. Para isso, basta vencer os jogos todos e esperar uma escorregadela da equipa de Pinhal Novo, que está longe de ser uma equipa imbatível.

Aqui para a gente que ninguém nos ouve. Estou fazendo uma forcinha para que os «fabris» - toda uma história para contar... - possam cantar vitória lá para o mês de Março. Quer o leitor pedir por mim?...


 
 

Voltar ao topo da página
Página principal