www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume IX - Nº 112 - Montreal, 1 de Março de 2005

 
   
     
Na Salle du Gesu
Joana Amendoeira: «criar novos fados»
LusoPresse

A fadista Joana Amendoeira, natural da cidade de Santarém, no Ribatejo, actuou quinta-feira à noite na Salle Gesu, em Montreal, no âmbito do Festival Strickly Mundial, um género de feira da música a nível internacional. A participação de Joana Amendoeira neste festival montrealense foi considerada pelo seu produtor, no caso Hélder Moutinho, como «um trampolim para uma carreira internacional mais consolidada», considerando que «em Montreal estiveram muitos dos mais importantes programadores de salas e festivais, editores discográficos, jornalistas e críticos».

Joana Amendoeira actuou acompanhada pelo irmão Pedro à guitarra portuguesa, Pedro Pinhal à viola e Paulo Paz no contrabaixo.
A jovem fadista, que se deslocou pela primeira vez ao estrangeiro em 1998 para participar no evento «Dias de Portugal», em Budapeste (Hungria), numa organização do ICEP, conta quatro CD editados e aposta numa carreira de compromisso «entre a tradição e a modernidade», pretendendo que é essencial dar «a cada um dos fados tradicionais um cunho e estilo pessoais», ao mesmo tempo que sonha «criar novos fados».

Para além da sua actuação na sala do Théâtre Gesu, Joana Amendoeira também participou numa noite fadista levada a efeito na Associação Portuguesa do Canadá, com responsabilidades organizativas a cargo de Rosa Velosa.

Localmente, a comunidade portuguesa esteve representada nomeadamente pelo cantor/fadista Luís Duarte.


 
 

Voltar ao topo da página
Página principal