www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume VIII - Nº 107 - Montreal, 1 de Dezembro de 2004

 
A 17 de Dezembro  
Apresentado livro sobre a nossa Juventude  
LusoPresse  
É na sexta-feira, dia 17 de Dezembro, que será lançado em Montreal o livro «Jovens Portugueses e Luso-descendentes no Canadá: Trajectórias de Inserção em Espaços Multiculturais», da autoria dos professores universitários José Carlos Teixeira (Universidade Okanagan, na Colômbia Britânica) e Armando de Oliveira (Universidade Aberta, Lisboa). O lançamento, da responsabilidade da Direcção do LusoPresse, será feito na Sala Saint-Denis, da Magnus Poirier, situada no 6520 da rua Saint-Denis, em Montreal, com início marcado para as 19.00 horas.
O lançamento da obra será feito na presença dos dois autores, que não só explicarão o seu conteúdo, como estarão à disposição dos presentes para responderam às questões eventualmente levantadas.
O público em geral, e os jovens em particular, estão convidados a participar nesta sessão cultural de importância, pois está em causa um estudo sobre os homens e mulheres da nossa comunidade de amanhã.
De resto, o livro apresenta, nomeadamente, um estudo sobre o modo como os jovens portugueses e luso-descendentes residentes nas cidades de Toronto e Montreal se relacionam com a cultura e a sociedade dominantes, com a respectiva comunidade étnica e, ainda, com Portugal e a Cultura Portuguesa. Os autores observam que a maioria dos jovens manifestam sintomas e adoptam soluções que resultam da situação de dualidade cultural em que se encontram; gerindo com dificuldade a respectiva identidade étnica, afastando-se progressivamente da cultura de origem e encaminhando-se para a completa e, para muitos problemática, assimilação cultural.
É de notar que parte das 354 entrevistas feitas pelos dois especialistas foram realizadas com jovens nossos conhecidos, alguns dos quais ligados ao LusoPresse.
Entretanto, no decorrer da sessão cultural serão servidos vinhos e acepipes.

Algumas notas sobre os autores:

Armando de Oliveira é professor no Departamento de Ciências Políticas da Universidade Aberta, em Lisboa, e investigador no Centro de Estudos das Migrações e Relações Interculturais (CEMRI) da mesma universidade.
José Carlos Teixeira é professor no Departamento de Geografia da Universidade Okanagan, na Colômbia Britânica, e investigador no Centro dos Direitos Humanos, Diversidade e Identidade (CHRDI) da mesma universidade.