www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume VIII - Nº 107 - Montreal, 1 de Dezembro de 2004

 
Grande Prémio do Património  
HONRA PARA A COMUNIDADE  
Por Lassana MANÉ  
O Carrefour lusophone, a Comissão coordenadora das comemorações dos 50 anos da chegada dos portugueses ao Canadá e o Centre d’histoire de Montréal receberam no passado dia 20 de Novembro, no complexo William-Hingston em Montréal, um Grande Prémio do património de expressão do Québec, pelo projecto ENCONTROS desenvolvido ao longo do ano 2003.

O gala dos Grandes Prémios sublinhava a contribuição excepcional das pessoas, dos organismos, das empresas ou de grupos amadores ou profissionais que favorizam a preservação e que valorizam o património de expressão do Québec.

O património de expressão é o conjunto de actividades que podem tomar diferentes formas como o conto, a dança, a música, a canção, o artesanato, a arte culinária, os fatos tradicionais e as artes manuais transmitidas de geração em geração. No fundo é um conjunto de saberes ou criações que emanam de uma comunidade, fundada sobre a cultura tradicional e popular exprimida por diferentes pessoas e grupos.
 
O projecto ENCONTROS foi lançado em 2003 na ocasião das comemorações dos 50 anos pela chegada do primeiro contingente de Portugueses ao Canadá. Mereceu o prémio por ter desenvolvido uma aproximação múltipla e global de diferentes temas que foram apresentados no conjunto do projecto, permitindo a diferentes pessoas da comunidade portuguesa -sobretudo os jovens - de adquirir uma experiência enriquecedora e desenvolver um interesse pela história da comunidade.
  
O projecto ENCONTROS articulou-se à volta de múltiplos encontros interculturais nas diferentes componentes do projecto museal: as Clínicas da memória; um percurso pedestre guiado no bairro português; uma exposição sobre as festas portuguesas na Missão Santa Cruz; uma exposição sobre as associações comunitárias na Associação portuguesa do Canadá; e, uma exposição sobre a experiência histórica dos portugueses em Montreal no Centro de história.

Entre as principais realizações do projecto ENCONTROS, podemos sublinhar o encontro entre os portugueses da nossa comunidade com os Montrealenses. Uma oportunidade para relembrar os 50 anos de coabitação e contribuir à preservação da memória dos portugueses da região de Montréal, integrando igualmente uma observação da realidade dos portugueses de hoje.
 
O aspecto inovador destas actividades foi de alargar à comemoração vários aspectos do património que subentendem a identidade de uma comunidade, contribuindo assim para uma tomada de consciência da própria comunidade sobre a importância da preservação da sua história e de permitir, através de projectos ou actividades, um verdadeiro intercâmbio intercultural e parcerias, facilitando o desenvolvimento de ligações permanentes e de colaborações significativas.
 
 
Não obstante, temos que realçar a valiosa contribuição dos jovens do Carrefour lusophone pela implicação no projecto ENCONTROS sobre tudo nas Clínicas da memória, assim como o apoio ao longo do processo. Também temos que destacar o grande trabalho do Comité dos 50 anos que juntou imensos esforços para a realização deste projecto. Sem esquecer o Centre d’histoire de Montréal que aceitou de seguir os portugueses nesta aventura.

Com esta distinção, a comunidade portuguesa está de parabéns!