Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume VIII - Nº 107 - Montreal, 1 de Dezembro de 2004

 
Galeria dos colaboradores  
Diamantino de Sousa  
Por Carlos de JESUS  
Quando lançámos esta iniciativa de darmos a conhecer os nossos colaboradores, um dos primeiros a responder foi o Diamantino. Rápido e directo ao assunto, ele enviou-nos um curriculum vitae profissional que nos impressionou. Este nosso homem já tem umas boas léguas bem marchadas por terras canadianas e com responsabilidades profissionais num crescendo que merece sublinhar.
Mas se os currículos são feitos para isso mesmo – chamar a atenção dum eventual patrão – pouco ou nada dizem sobre a personalidade, os gostos e as experiências da vida que fazem dum indivíduo aquilo que ele é. E na verdade longe estávamos de adivinhar todos os talentos deste nosso colaborador que fomos desvendando ao sabor duma conversa informal.
Não temos a pretensão de o termos ficado a conhecer a fundo. Longe disso, mas os factos falam por si e deixamos os nossos leitores ajuizarem por si mesmos.

Foi nos finais de Janeiro do ano de 1958 que o Diamantino de Sousa veio ao mundo, na bonita Cidade de Torres Novas. Mas não foram as faldas da Serra de Aire que o viram crescer. Entre os nove e os 20 anos foi na França que se formou. Voltou à terra com um diploma de electromecânica, a tempo para fazer o serviço militar como mecânico da Aviação. Casou-se com a Dinora, de quem fizemos o perfil na última edição, voltou para os estudos e tirou um certificado em informática no Instituto ISCTE.

Entretanto, apaixonado pelas lides desportivas e tendo como mentor Jorge Perestelo, o colorido locutor dos relatos de futebol, fez jornalismo desportivo tendo seguido um curso neste ramo no Seminário de Santa Cruz. Colaborou com o jornal Record e com a rádio. Como se não bastasse assim implicou-se no campo musical tendo tocado viola num conjunto

No Canadá prosseguiu, profissionalmente, a carreira na informática tendo ao mesmo tempo tirado um mestrado em Administração (MBA) na Universidade do Quebeque em Montreal. Presentemente é director de soluções informáticas na IBM. No campo das comunicações começou a colaborar com o LusoPresse desde a primeira hora, com reportagens sobre economia, eleições, assim como tem participado na organização do «Dia da Mulher»

Com a esposa, criou a fundação Mariline de Sousa, em proveito da qual publicou o livro «Vozes de nozes». Tem feito várias excursões aos Estados Unidos, a convite de associações portuguesas onde o seu livro tem tido uma boa aceitação. Este, aliás não é o seu primeiro livro. Também já publicou um outro, em francês, «Introduction à l’informatique», uma obra de divulgação e formação que tem sido distribuído gratuitamente nos hospitais.

A acrescentar ainda à rica nota biográfica deste colaborador, há a sua actividade como editor, com a colaboração da esposa, Dinora. Editou o livro «Brumas da Memória» de José da Conceição e fizeram a concepção da capa do CD do Rancho Folclórico Praias de Portugal.

Claro que muito fica por dizer, mas esperamos que com esta apresentação os nossos leitores, quando virem as crónicas assinadas por Diamantino de Sousa, possam avaliar não só o que ele escreve como o que ele representa.