www.lusopresse .com

  Este espaço está reservado para si !
514-272-0110

www.lusopresse.com - Editor: Norberto Aguiar - Director: Carlos de Jesus

Volume VIII - Nº 107 - Montreal, 1 de Dezembro de 2004

 
4º edição Dia das Montras  
Janela sobre os Açores  
Por Sandy GONÇALVES  

A tradição do «Dia das Montras» em Montreal, mais particularmente na «Main», ou seja o conceituado Boulevard St-Laurent, já vai na sua 4ª edição. O seu sucesso tem vindo a crescer de ano para ano, assim como o número de comércios aderentes, pelo que este ano foram cerca de 60 lojas a concurso entre as extremidades da rua Sherbrooke e Mont-Royal! E desta forma, tem sido palpável o impacto da comunidade portuguesa e o interesse suscitado pelo resgatamento das suas tradições, numa sociedade que tanto valoriza as comunidades culturais. De facto, a tradição de enfeitar as montras comerciais e revelá-las ao público em simultâneo, tudo isto sob um clima de festa obviamente, foi uma ideia reciclada pela "Société de développement du boulevard St-Laurent" e directamente inspirada da cultura popular açoriana.
publicity/e
A divulgação das lojas concorrentes foi feita no passado dia 25 de Novembro pelas 17h00, isto de forma inédita, sendo o boulevard St-Laurent passarela de um cortejo de coches meneando membros do júri, convidados de honra e membros da comunicação social até ao bar Le Belmont onde foram por fim nomeados os finalistas nas categorias "Tradicional" e "Tendência". Assim foram desvendadas uma a uma as vitrinas da edição 2004 do "Dia das Montras"; cada uma delas com o seu toque e requinte particular e em sintonização com a orientação do comércio. A féerie natalícia foi obviamente rainha, com as suas cores e sons tão representativos, mas também com decorações inovadoras e originais das quais se destacaram particularmente as montras dos seguintes estabelecimentos: quinquilharia "Açores", boutique "Barbeau", restaurante "CocoRico", boutique "Friperie St-Laurent", sapataria "Godasse", bar "Gogo Lounge", ourivesaria "Rosas" e "Zed Objets".
Do dia 29 de Novembro ao dia 13 de Dezembro, o público Montrealense está convidado a perpetuar esta tradição açoriana, tão bem transladada e recebida na nossa cidade, votando através dos jornais comunitários ou directamente nos comércios participantes. No total serão entregue 5000 $ aos finalistas seleccionados, possível graças ao patrocínio da Caixa de Economia dos Portugueses de Montreal que orgulhosamente abre esta janela sobre os Açores, dando-lhe assim a sua devida visibilidade. Este Inverno deixe-se seduzir pela magia das montras! Felizes Festas!